5 benefícios da manutenção preventiva de rádios comunicadores

By in

Como qualquer equipamento, os rádios comunicadores precisam de cuidados para que possam realizar suas funções durante bastante tempo sem apresentar problemas. E isso é especialmente importante nos casos em que equipes trabalham em campo aberto. Elas necessitam de aparelhos em bom estado para que possam permanecer conectadas, produtivas e seguras.

Sendo assim, garantir que uma manutenção preventiva seja realizada regularmente por profissionais competentes deve ser uma das primeiras medidas adotadas por uma empresa. Só assim é possível ter certeza de que a comunicação sempre será consistente e confiável.

Dito isso, vejamos a seguir os 5 principais benefícios proporcionados pela manutenção preventiva!

1. Problemas são detectados antes que prejudiquem o desempenho

É impossível um rádio comunicador não ser afetado com seu uso diário. Mesmo que minimamente. Ele vai se desgastar com o tempo. Principalmente no caso de ser levado para canteiros de obras ou ambientes industriais, por exemplo.

E por mais que alguns problemas não possam ser identificados logo de cara, eles continuarão a existir mesmo se forem ignorados. Muitas das falhas, inclusive, só são percebidas no momento em que afetam o desempenho de alguma forma.

Por isso a manutenção preventiva é tão importante. Ela é fundamental para evitar que o defeito se intensifique a ponto de interferir na comunicação do seu negócio. Além disso, também garante que o equipamento esteja funcionando de acordo com as especificações do fabricante.

2. Operações não são interrompidas

Já pensou nas consequências caso um rádio comunicador pare de funcionar sem aviso prévio? Isso é o que geralmente acontece se o seu equipamento não for bem cuidado. Usá-lo até o limite não é a resposta. Até porque muitas das operações de um negócio dependem de uma comunicação interna eficiente e sempre à disposição.

Quando você opta pela manutenção preventiva, é possível escolher o melhor momento para que os rádios sejam analisados e corrigidos. Uma manutenção forçada acontece de repente, quando menos se espera!

3. Evita gastos maiores

Quanto maior for o tempo que um rádio comunicador demorar para passar por manutenção, maior serão os gatos. Afinal, o uso sob más condições força o equipamento a funcionar de maneira inadequada. Assim, as peças podem ficar danificadas a ponto de precisarem de substituição.

Dependendo do caso, nem essa troca acaba sendo suficiente. A vida útil desses aparelhos diminui, e eles podem até mesmo precisar de uma renovação total. Ou seja: a empresa será forçada a realizar um novo investimento! Esse é um gasto com o qual seu negócio pode lidar?

4. Higienização dos rádio comunicadores

Se sua equipe trabalha em canteiros de obra, por exemplo, que são sujos e empoeirados, esses detritos podem ficar presos na grade do alto-falante do aparelho. Com o tempo, conforme vão se acumulando, podem interferir na qualidade do áudio. Levando a uma comunicação frustrante e dificultosa.

Assim, limpar a poeira e sujeira dos rádios comunicadores não é uma questão apenas de fazer com que pareçam novos em folha. Essa limpeza é mais um ponto que impede que existam problemas de eficiência.

5. Atualização de firmware e software

Parte da manutenção preventiva envolve garantir que o firmware do equipamento esteja atualizado. O firmware, basicamente, é o que determina como os componentes do rádio comunicador irão interagir uns com os outros. Assim, ele poderá oferecer melhorias operacionais mais atuais. Inclusive no que diz respeito ao software.

Os benefícios são diversos, além de fundamentais, não concorda? Então iremos reforçar essa dica novamente. É essencial contar com uma empresa de assistência técnica competente, de modo que cada um dos pontos aqui tratados, e muitos outros, sejam uma garantia. Além disso, tenha certeza de que ela trabalhe com peças originais. Para que a manutenção do rádio comunicador de fato leve a um bom desempenho — nem 1% a menos do que o esperado.

Tendo isso em mente, não deixe de entrar em contato com a Mendonça Radiocomunicações. Nós realizamos a manutenção preventiva perfeita para você. Temos certificação de Revenda Premium da Motorola desde 2004, fazemos uso somente de peças originais, contamos com uma equipe de profissionais bem treinados e estaremos sempre aqui para o que precisar! Por isso, não perca tempo (nem dinheiro) com uma comunicação que deixe a desejar: a Mendonça cuida de todos os detalhes para você.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.